Devido á demanda pela proteção do meio ambiente na década de 1990 , mais especificamente das águas que abastecem as cidades e a proteção dos solos cultiváveis, foram criados os projetos de proteção integral das microbacias hidrográficas. As associações de produtores rurais das microbacias foi a maneira encontrada para congregar os produtores rurais na proteção ambiental.
Dentre as várias associações citamos algumas delas:
- Associação dos Produtores Rurais da Microbacia do Ribeirão do Muniz (Aprubam) participam dela os produtores rurais desta microbacia. Presidente em 2005: Edson Costa Veiga. Fundada em 2002.
- Associação dos produtores rurais da Microbacia do bairro Aleixo e Capela (Aprupi) participam dela os produtores da microbacia hidrográfica do ribeirão do Aleixo e da Capela. Abrange os bairros do Aleixo ao norte e da Capela ao nordeste do município. Fundada em 2003.
- Associação da Microbacia Ribeirão do Lageado. Foi fundada em 1986, quando do início dos trabalhos de formação da microbacia do mesmo nome e abrangia os bairros do Lageado, Pico e Cerrado. Foi seu primeiro e único presidente Antonio de Oliveira, filho do produtor Acácio de Oliveira. Participaram dela quarenta e dois produtores rurais. A associação deixou de existir em 1992, quando os trabalhos conservacionistas teminaram na microbacia e seus participantes não tiveram mais interesse por ela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário