Muitas são as memórias que serão aqui relatadas. A maioria delas têm relação com minha atuação como engenheiro agrônomo em Taquarituba, município do interior do Estado de São Paulo, num período de 35 anos. Embora a agricultura seja o foco principal do blog, procuro inserir também informações históricas, sociais e econômicas a respeito deste município.
segunda-feira, 14 de setembro de 2015
quarta-feira, 12 de agosto de 2015
Visita de Antonio Rodrigues Filho (vice governador de São Paulo) à Taquarituba - final da década de 1960
![]() |
| Lançamento da pedra fundamental dos silo e armazém da Ceagesp - Taquarituba, 1969 |
Taquarituba foi o primeiro em município sem estrada de ferro, com silos da Ceagesp, para armazenar pincipalmente milho, seu principal produto agrícola na época.
Dia de campo - curso de tratorista- CATI-Dizimag, Taquarituba - set de 1974
Este curso foi realizado pela Casa de Agricultura de Taquarituba em colaboração com a Dizimag de Laranjal Paulista na década de 1970. Participaram filhos de agricultores que tinham adquirido seus tratores naquele ano.
O curso tratou da manutenção e funcionamento de tratores e regulagem de outras máquinas agrícolas.
A parte teórica foi realizada na Casa da Agricultura e a parte prática no sítio Queimadão de Francisco Zé da Silva.
segunda-feira, 16 de março de 2015
Excursão agricultores, Taquarituba, SP (1963-64)
![]() |
Visita ao IBECC-IRI localizado em Matão, SP, onde os agricultores-pecuaristas foram conhecer uma nova variedade de capim denominado "pangola" que mostrava ser promissor e viram também outras variedades bem como as leguminosas forrageiras.
O engenheiro agronômo Alaor Menegário (do Dextru-DOT, Cati, Campinas) mostra aos participantes - produtores e engenheiros agronômos uma planta de soja perene. A seu lado está o dr. Metcalf vendo a demonstração feita por Menegário aos pecuaristas sobre os benefícios do consórcio pangola-soja perene no início da campanha do pasto consorciado em São Paulo, PDV-CATI e divulgado pelas Casas da Lavoura (Da Agricultura) no Estado de São Paulo.
Mecalf era pesquisador em pastagens consorciadas e diretor do IBECC-IRI de Matão na ocasião.
Assinar:
Comentários (Atom)








