Muitas são as memórias que serão aqui relatadas. A maioria delas têm relação com minha atuação como engenheiro agrônomo em Taquarituba, município do interior do Estado de São Paulo, num período de 35 anos. Embora a agricultura seja o foco principal do blog, procuro inserir também informações históricas, sociais e econômicas a respeito deste município.
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
Casa do Espírita: Amor e Caridade
| Casa do Espírita: Amor e Caridade, Taquarituba, SP |
Foram feitas doações de terrenos para várias entidades quando da abertura de novas ruas e novas instalações pelo prefeito Antonio Rodrigues( Ico) na década de sessenta na cidade de Taquariruba. A sede da Casa do Espírita Amor e Caridade foi construída após a doação do terreno pela Prefeitura Municipal de Taquarituba. No fundo do prédio da Casa do Espirita, nas décadas de 1960-1970, funcionou um albergue noturno onde qualquer viajante e familiares recebiam alimentação, roupas lavadas, pousada por um dia ou mais.
A verba para a realização de suas atividades provinha da comunidade e também da administração pública.
Na parte da frente ocorriam as reuniões dos seguidores de Allan Kardec.
Rotari Clube de Taquarituba
| Prédio do Rotari Clube, Hilton Camargo, 2010 |
Leia sobre o Rotari Clube em http://fiosdamemoria.blogspot.com/2008/12/rotari-clube-de-taquarituba.html
Estádio Municipal Ciro de Campos - Taquarituba, SP
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
A perseverança e o trabalho de um lavrador: Ascindino Pereira dos Santos
O lavrador Ascidino Pereira dos Santos chegou em Taquarituba de Guarei (S.P) em 1953. Começou a plantar 24 hectares de terra no Bairro dos Campos - Chácara do ‘Mestre’ - e depois comprou outro sítio de 72 hectares de Antonio de Campos. Após 50 anos de trabalho e perseverança na agricultura tinha 1200 hectares e formou todos seus filhos na Universidade de São Paulo.
Ele era conhecido pela frase “Se deus quiser tudo da certo”.
Taquarituba e a Revolução Constitucionalista (1932)
Na chamada Revolução Constitucionalista (1932) São Paulo se rebelou contra o governo federal que, ainda em 1932, não demonstrava vontade política para a adoção de uma nova Constituição que era aguardada pelos brasileiros desde 1930. Em especial, os paulistas estavam descontentes com esta situação entrando em guerra contra o governo federal.
Contam os taquaritubenses que em agosto de 1932 as cidades de Taquarituba, Taguaí e Fartura foram palco da luta dos paulistas contra os gaúchos (que lutavam pelo governo federal) que se abrigavam nas fazendas da região durante os bombardeios aéreos.
As tropas gaúchas se abrigaram nas fazendas do Soldeira e Dalcin de Taguaí e mataram o gado delas para “charquear” e com elas tratar a tropa conforme contam os participantes dos fatos dessa época.
Em Taquarituba os gaúchos requesitavam alimentos e bebidas das casas comerciais para suas tropas.
Após a notícia de que as tropas paulistas estavam combantendo ao norte do Estado de São Paulo os gaúchos partiram para o sul do Brasil.
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
Casamento caipira em prol da construção da Santa Casa
![]() |
| O casal Corali Calabrez, à direita; ao fundo estão Antonio Batista Tenca; à esquerda, representando o padre José Norival Augusti. |
O casamento caipira foi realizado no Grupo escolar Julieta Trindade Evangelista para arrecadar fundos para a construção da Santa Casa de Taquarituba (1967). O evento foi promovido pelos "leões" e "domadoras" do Lions Clube de Taquarituba e seus familiares.
Jantar festivo do Lions Clube de Taquarituba- década de 1960
Dia de campo - CATI - Agropecuária Ioshida
![]() |
| Agricultores e engenheiros agrônomos verificam a produtividade e variedade do feijoeiro |
Dia de Campo da cultura de feijoeiro da Agropecuária Ioshida na Fazenda Ribeirão Bonito de Lauro Garbelotto, Bairro Barreiro- final da década 1990.
Participaram deste Dia de Campo, Jairo Lopes de Castro(chefe da Estação Experimental de Capão Bonito do Instituto Agronômico de Campinas), técnicos, engenheiros agrônomos e muitos produtores de feijoeiro da região.
O Dia de Campo mostrou as novas variedades de feijoeiro e sua resistência ás doenças de fungos, principalmente a resistência ao mosaico dourado (GMV).
Vista parcial da zona rural de Itaí, município vizinho de Taquarituba
Assinar:
Comentários (Atom)



