quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Rotari Clube de Taquarituba

Foi apadrinhado pelo rotariano Luiz Zanforlin de Avaré que iniciou a motivação no início de 1977 e no dia 31 de dezembro deste mesmo ano reuniu os futuros sócios do clube, elegendo presidente fundador Antonio Batista Tenca.
O clube começou com doze sócios e após seis meses, em 1978, o presidente Antonio Batista Tenca se mudou de Taquarituba e foi sucedido pelo sócio João Antônio da Fonseca.
Na gestão de João Antônio Fonseca, em 1979, foi comprado um prédio (que era de uma fábrica) na Rua 14 de Março, 59. O prédio  foi reformado para ser a sede própria do clube, lugar onde passaram a ocorrer as reuniões e jantares festivos.

Reuniram-se no dia 8 de outubro de 1993, à noite na sede do Rotari, o presidente do clube- Sebastião Miguel de Campos - e seus diretores junto com Lazara de Fáveri da Comunidade católica, o coordenador do movimento da reciclagem do lixo urbano - José Norival Augusti (engenheiro agrônomo da Casa da Agricultura e sócio do Rotari), o vereador Moacir Correia representando a Santa Casa e a Prefeitura Municipal da cidade, gerentes de supermercados para planejar a coleta seletiva de lixo da cidade. A receita do lixo aproveitável serviria de renda às entidades representadas na reunião.
Após um mês e diversos problemas a coleta foi suspensa, o lixo foi vendido e a verba arrecadada com a venda para um “ferro velho” em Piracicaba que foi transportada por caminhão da Prefeitura. A renda da venda foi doada para três instituições de caridade: ao Asilo S.Vicente de Paula,à Casa da Bondade e para a Pastoral da Igreja Católica.
A usina de reciclagem de lixo, prometida pela Prefeitura ao Clube à comunidade não foi construída, perdendo a oportunidade da ação desejada pelos rotarianos e por todos da comunidade.
O barracão do Clube tinha piso de cimento, foi reformado com novo piso em 2000 sendo construída nova cozinha e adquiridos diversos móveis para seu funcionamento.
Em 1995 foi novamente reformada a sede do Clube e construída a cozinha. Na gestão de Paulo Bragagnolo foram construídos a sala de estar e os sanitários do clube, antes precários.
O mezanino existente no salão foi reformado para uso do escritório em 1998/99. Em 2001 foi trocado o madeiramento e o telhado da sede, sendo os materiais e mão de obra doada pelo sócio Pedro Salvador Alves e José Salvador Alves, que reformaram as instalações as suas custas, e pintaram o logotipo do Clube, na frente da sede.
Foram doados lençóis e pijamas para o hospital da Santa Casa, todo ano a partir de 2000, sendo que mensalmente foram doados alimentos para dez famílias carentes, em conjunto com a igreja católica, a partir de 2002.
Nesse mesmo ano, foram doadas 4,5 toneladas de alimentos para nove entidades sociais no Natal, arrecadados em conjunto com a Rádio Paulista FM de Avaré, e também foi homenageada a Taquaritubense Centenária Maria de Lourdes Schimidt, no seu aniversário de cem anos.
Todo Natal deste clube doa cestas de Natal aos pobres e fazem diversas doações de cadeiras de rodas a deficientes carentes.O Rotari Clube de Taquarituba é associado ao Rotari Clube Landen Bélgica, distrito 1630, e sob pedido do Rotari Taquarituba ao seu co-irmão puderam fazer em conjunto uma doação de mesa cirúrgica moderna à Santa Casa de Taquarituba em 2003.
Na "Campanha contra Paralisia Infantil", participa nacionalmente, com a doação de vacinas principalmete da Pólio, e é feita no mundo inteiro, com seus sócios ajudando na aplicação, nos jovens do mundo inteiro. Também doa alimentos anualmente para entidades de assistência social, como o Asilo de São Vicente e Casa da criança.
A ação meritória do clube na cidade, baseada na lei federal fizeram com que a Prefeitura Municipal e a Câmara Municipal isentassem o Rotari Clube de Taquarituba dos Impostos Municipais, após o ano 2000, amparada pela Lei Federal de isenção de impostos para os Rotaris Clubes.
Os presidentes do Rotari Clube desde sua fundação foram:

1o. Luis Zanfolin Neto...................1983-84 O clube ficou inativo até 1988, quando assumiu o sócio Antonio B.Tenca.
2o. Antonio Batista Tenca............1988-89
3o.João Antonio da Fonseca.........1989-90
4o.Itavico Dognani.......................1990-91
5o.Eloi Tamoyo de Oliveira...........1992-93
6o.Sebastião M.de Campos...........1993-94
7o.Benedito Eduardo Braganolo....1994-95 
8o.Pedro Donizete de Souza..........1995-96
9o.João Carlos Bortoti..................1996-97
10o.Manoel Afonso Gil..................1997-98
11o.Josandra C. de S.Oliveira.........1998-99
12o.Gino Chamorro Filho...............1999-00
13o.Georgina Costa de Oliveira......2001-02
14o.Luis Carlos de Oliveira.............2002-03

2 comentários:

  1. Apenas foi esquecido de mencionar qual a data e quem era o presidente do Rotary quando foi adquirida a atual sede do Rotary!

    ResponderExcluir
  2. Você poderia, por gentileza, postar essas informações para que possamos inseri-las no blog?

    ResponderExcluir