Comarca é uma divisão judiciária, jurisdicionada por um juiz e promotor e varas de justiça que pode abranger um ou mais municípios.
![]() |
| Cópia da capa do Convite de Inauguração da Comarca de Taquarituba enviada por Maurício Wagner de Oliveira |
![]() |
| Cópia de Convite de inauguração da Comarca de Taquarituba enviada por Maurício Wagner de Oliveira |
A Comarca de Taquarituba foi instalada oficialmente em 22 de Janeiro de 1969 (na época era governador Abreu Sodré), após grande trabalho político de alguns prefeitos, vereadores e deputados na gestão do Governador Laudo Natél, embora tenha sido criada em 28 de fevereiro de 1964 na gestão Ademar de Barros (31/1/1963 a 5/6/1966). Taquarituba pertencia anteriormente à comarca de Itaporanga, uma das mais velhas comarcas do Estado de São Paulo.
Para a criação da Comarca trabalharam diversos cidadãos taquaritubenses e políticos e entre eles citamos: Ribas Ferreira de Oliveira (prefeito de Taquarituba de 1964-1966), Antonio da Silva Rodrigues (Toninho padre, assessor de deputados), Eurides Gomes (vereador,comerciante e industrial), José Norival Augusti (eng. agro. regional), Hélio Lara Bueno (advogado), José Benedito Rodrigues (advogado), José Calil (eng. Agro e deputado estadual), José Picasso Chamorro e Antônio Pereira(vereador) e outros.
A comarca foi instalada, após adaptações, num prédio cedido pela prefeitura municipal localizado na Rua São Benedito, no 366, em 22 de janeiro de 1969 em solenidade que contou com a presença do desembargador Márcio Martins Ferreira (que foi presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo); do Procurador do Estado, Dr. Antônio N. de Moraes Goiano; do primeiro juiz da comarca, Dr. Hélcias Kerr Nogueira; do primeiro promotor da comarca, Dr. Julio Francisco dos Reis; do prefeito, Luiz Ferreira Neto; do presidente da Câmara municipal, Pedro José de Almeida; do advogado, Hélio Lara Bueno; do agrônomo regional, José Norival Augusti; do bispo diocesano de Itapeva, Dom Silvio Branco; e várias outras autoridades municipais locais e de municípios vizinhos, com a presença da banda da Força Pública de Sorocaba.
No dia da inauguração a comunidade e a Prefeitura Municipal ofereceram um banquete no Centro Recreativo Taquaritubense e á noite um baile, e no qual compareceram as autoridades da região e familiares.
O primeiro juiz, Dr. Hélcias K. Nogueira, dirigiu a comarca até 1977[1] e o Fórum foi denominado “Fórum Joaquim Rodrigues em homenagem ao primeiro serventuário da Justiça de Taquarituba.
Em 17 de Setembro de 1977[2] o Fórum foi transferido para prédio próprio na Av. Coronel João Quintino, no 170. Na inauguração estiveram presentes o desembargador Dr. Gentil do Carmo Pinto, o juiz Dr. José Carlos Saletti e o promotor Dr. Virgilio Lopes da Silva. Na ocoasião era secretário estadual da justiça Manuel Pedro Pimentel. Estiveram presentes nas solenidades, o Prefeito Luiz Ferreira Neto, o prefeito de Coronel Macedo João Teodoro da Comarca de Taquarituba.
No dia da inauguração o carro do Juiz sofreu um acidente e José Palmiro Gonçalves trouxe-o de carona para a inauguração, chegando no horário e no exato momento do ato de instalação da Comarca.
O primeiro escrivão do 1º. Cartório foi Antônio de Oliveira e do 2º Cartório Judicial do Fórum foi Osvaldo Pinheiro Góes, e do Cartório de Notas e Protestos foi Naufall Ignácios (atuou de 1969 a 1978).
Depois o oficial maior foi Osvaldo Pinheiro Góis, que teve como auxiliar Sérgio Gomes de Almeida(depois eng. agrônomo). O escrivão do 1º Cartório do Registro de Imóveis foi o bel. Antônio de Oliveira e Juízes de Paz Marciano de Campos, Trajano Ferraz de Oliveira e Henrique Latânzio. Depois de Antônio de Oliveira o escrevente do 1º. Cartório foi o bel. Cláudio Bonan Nunes. Após Osvaldo Pinheiro Góis é oficial em 2005/6, Olavo E. Gomes.
Os oficiais de justiça nomeados em 1969 foram José de Paula Campos e José de Carvalho Becca, e pela nova distribuição dos Cartórios e Ofícios realizada em 1978 pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, o oficial Maior designado pelo mesmo foi o bel. Hélio Péchio que se aposentou em 2004.
O auxiliar de cartório Sérgio Gomes de Almeida nos anos setenta pediu demissão do Cartório para estudar e formar-se eng. agronômo pela Escola Nacional de Agronomia do Rio de Janeiro e, posteriormente, foi assessor da diretoria do Banco Mercantil de São Paulo.
O Cartório Judicial atualmente funciona no Fórum, após a oficialização e designado o oficial maior em 2005, o bel. Adail Aparecido de Oliveira.
Em 2005 foi juiz da Comarca Dr. Marshal Rodrigues Gonçalves e o promotor Dr.Flávio Okamoto.
Notas
[1] O primeiro réu da Comarca foi Benedito Nazário Barboza, condenado em 9/3/1971.
[2] Na gestão do governador Paulo Egidio Martins


Seu Norival, se lhe interessar eu tenho um convite original para as festividades da inauguração da comarca. Eu escaneio e envio por e-mail pro senhor se for util.
ResponderExcluirMauricio Wagner de Oliveira (filho do Toninho do Fórum)
Prezado Maurício,
ResponderExcluirMuito obrigado pelo interesse e oferta do convite de inauguração da comarca. Gostaria sim de colocá-lo no blog.
Seu pai foi muito meu amigo. Se quiser, me envie um e-mail (jnaugusti@yahoo.com.br) para podermos nos corresponder.
Abraços,
Norival