Recebeu o nome de Taquarituba porque Taquari ou Taquary, como era conhecido desde sua fundação como vila, já era nome de um município do Rio Grande do Sul, inclusive com um rio com o mesmo nome nas suas divisas, além de adequar-se a particularidade de ter em abundância um bambu fino ( taquari ou “taquara”) encontrado nas margens do rio Taquari onde se encontra taquara em abundância. O nome do município revelava a característica do local, onde ainda encontra-se o bambu fino nas margens do rio Taquari.
O município faz divisa, ao norte com os municípios de Taguaí e Tejupá, ao sul com Coronel Macedo; a oeste com Itaporanga e a leste com Itaí.Localiza-se na latitude sul 23º31’53’’e longitude 49º14’41’oeste, com altitude da sede de 618 metros e a altitude média do município de 652 metros. No ano 2005, segundo dados da Fundação SEADE-IBGE, a densidade demográfica era de 52,02 habitantes por quilômetro quadrado com população total de 24.140 habitantes.
Foi nesse município que trabalhei, como engenheiro agrônomo na Casa da Agricultura, da década de 1960 até 2003.
(Fonte: Perfil municipal. Taquarituba. Disponível em: www.seade.gov.br/produtos/perfil/perfil.php., acesso em 14/02/2006 )

Nenhum comentário:
Postar um comentário