sábado, 3 de dezembro de 2011

Teste de arrancadeira de feijoeiro - Bairro Queimadão, Taquarituba, SP

Foto 1 - Teste de arrancadeira de feijoeiro realizado no bairro Queimadão, a 6 km de Taquarituba (da sede) na estrada Taquarituba-Itaí. Está  arrancadeira foi fabricada em Artur Nogueira-Mogi Mirim, por parentes do produtor. 

Foto 2 - Na  foto Beno Mendes mostra a ação da máquina para um vizinho. O produtor de chapéu que está olhando para a máquina fotográfica é o filho do produtor.


Na Foto 1 podemos ver o teste de arrancadeira de feijão-safra 1984/85  na propriedade Queimadão. O produtor-proprietário Breno Mendes - com o braço levantado está olhando e apontando para a máquina de arrancar feijão e o trator. 
Esta arrancadeira foi um protótipo que teve bom funcioamento, mas foi substituído por máquinas "americanas"e outras produzidas no noroeste de São Paulo para arrancar amendoin e adaptadas para o feijoeiro.
Na Foto 2, o filho do produtor verifica se houve "debulha"das vagens, após o arrancamento pela  "máquina" após o serviço de arranquio e vê-se no trator a arrancadeira com a "aba" para deslocar os  "pés" do feijoeiro para não ocorrer a "debulha"das vagens".

Nenhum comentário:

Postar um comentário