quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Fazenda Matão de Osvaldo Castellucci

Foto 1

Foto 2

As fotos 1 e 2, tiradas respectivamente em 2003 e 1963, são um registro histórico da Fazenda Matão de propriedade de Osvaldo Castellucci. Elas não foram tiradas de um mesmo ângulo mas podemos tomar como referência a chaminé do engenho de aguardente. 
É perceptível  a transformação ocorrida após quarenta anos. Na foto 2 destaca-se, à direita, o primeiro barracão da fazenda; no centro o engenho (destacando-se a chaminé) e  poucas árvores na paisagem. Além disso, podemos ver os primeiros "canteiros" de mudas de cana de açúcar plantados por Afonso Castelucci (pai do Osvaldo) vindo de Iracemápolis, S.P.. A Fazenda Matão foi adquirida da família Gomes. Afonso comprou a fazenda para instalar um engenho de aguardente, já que tinha tradição de plantío em Iracemápolis - Piracicaba. 
As máquinas do engenho foram adquiridas da indústria Dedini-Ometto, de Piracicaba, S.P..
 Na foto 1, à esquerda,  destaca-se  um açude que é usado para abastecer o engenho e à direita  a lagoa de depósito de efluentes. No centro vemos o pomar de frutas, árvores e a "colônia" de trabalhadores (desativada em 2010) da fazenda que não existiam na época da compra da Fazenda Matão.  

Um comentário:

  1. Bacana rever tenho acomphando seu trabalho Norival..abraços

    Gumercindo Castellucci Filho
    Guma
    www.redeguma.com
    guma@redeguma.com

    ResponderExcluir