sábado, 22 de outubro de 2011

Manoel Alher, um espanhol empreendedor

Manoel Alher Filho, imigrante espanhol, trabalhou com sua família na Fazenda Santo Antonio pertencente à Virgilio Vecchi localizada em Piraju, SP. Vecchi casou-se com uma fazendeira desta cidade e trouxe para cultivar café em sua fazenda cento e vinte famílias espanholas entre 1900 e 1920.

Entre eles veio Manoel Alher que depois migrou com seus quatro filhos para Taquarituba. Em Taquarituba fundou um dos primeiros hotéis-pensões na Praça São Roque.

A fazenda após a guerra foi desapropriada pelo governo federal e cedida ao estado tornando-se a Fazenda de Milho Hibrido “Ataliba Leonel”http://www.manduri.sp.gov.br/FazEstado/Historia.htm, do Departamento de Sementes e Mudas da Secretaria da Agricultura, que produz e fornece várias sementes básicas aos Postos de Sementes para boa parte do Estado de São Paulo. Para entender o crescimento da família Alher temos que mencionar a história da fazenda Ataliba Leonel que se tornou a fazenda de produção de sementes básicas, principalmente de milho, da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo.

Os imigrantes eram alfabetizados por um professor imigrante, em espanhol e português contratado pela Fazenda. A Fazenda foi comprada por Ataliba Leonel, que durante a II guerra, foi exilado por Getúlio Vargas e morreu na Espanha.

2 comentários:

  1. Olá Sr Norival, estes foram meus antepassados (bisavô e avô).

    O Sr tem mais informações sobre eles?
    Sei que meu bisavô é de Ponferrada, Espanha.

    Qualquer coisa pode me enviar um e-mail : marcioalher@gmail.com

    Um abraço
    Marcio Alher Fonseca

    ResponderExcluir
  2. Olá Sr Norival, meu sobrenome é Alher também, e meu avô tinha parentes em piraju

    ResponderExcluir