quinta-feira, 30 de junho de 2011

Controle de nematóides em citrus na fazenda da empresa Castelfranco


 Técnicos colocando a manapueira de mandioca para controlar nematoides em citrus, com máscaras para evitar os gases de cianeto de potássio da manapueira.


Técnicos e empregados colocando "manapueira de mandioca" para controlar os nematóides do citrus no bairro dos Leites-Barrisson. A "manapueira de mandioca" foi fornecida pela fábrica de amido de mandioca Caribé Ind. e Com. (Conceição dos Ouros, MG) para a empresa agrícola Agropecuária Castelfranco de Lourival C. Monaco e Constante Pavan Jr. de Taquarituba.


Neste pomar de citrus existiam cinco variedades de nematóide que foram determinados pelo Departamento de Nematologia da Faculdade de Agronomia de Jaboticabal no ano agrícola 1998/1999.

As laranjeiras foram marcadas e depois foram vistoriadas para verificar o efeito positivo da aplicação. Depois da aplicação constatou-se que elas não mostravam mais os sintomas(galhos retorcidos e nanismo) da ação dos nematóides em galhos novos enquanto que as árvores testemunhas mantinham os sintomas da ação do nematóide.

A aplicação do sub-produto da mandioca para o controle do nematóide foi mostrado em comunicado científico da Embrapa de Belém do Pará.



 Demonstração de aplicação de manapueira de mandioca para o controle dos nematóides de citrus.





Aplicação de "manapueira" de mandioca "brava"na dose de 4 litros por pé de citrus esparramados em 2 pontos ao redor da sua saia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário