sexta-feira, 27 de maio de 2011

Algumas de minhas ações e participação na vida agronômica

Participação como representante técnico de São Paulo, e publicação “O feijão em São Paulo", nos Anais do 1º. Simpósio Brasileiro de feijão, realizado em Campinas, São Paulo em 1972. Publicação Dema-S.P.-Vicosa-Mg.


Elaboração da apostila “Cultura de ervilha" em 1978 e 1979 (tiragem limitada).

Promoção e organização do 6º. Ao 11º. Concurso Municipal “O melhor Produtor de milho de Taquarituba"-1966/73, juntamente com a premiação e diplomação dos vencedores.

Promoção e organização da 6ª. a 11ª. Festa e Exposição do Milho, em 1972.

Promoção e Organização da 1ª. Festa do Feijão de Taquarituba em 1975  em parceira com o Grupo Escolar Julieta Trindade Evangelista para arrecadar fundos para a caixa escolar desta escola.

Promoção da 1ª. e 2ª. Festa do Algodão com coroação da Rainha do Algodão, em 1972/73, em parceria com a caixa escolar do Grupo Julieta Trindade Evangelista.

Promoção do 1º. Curso de Tratorista em 1974, na Casa da Agricultura, em conjunto com o departamento de Juventude Rural, do CETATE-eng.agro.Tonan Kudo -(Campinas)-Masey Ferguson, com a participação de 14 jovens do município.

Promoção de Cursos de Tratoristas nos bairros rurais dos: Aleixos, Baianos, Palmeiras,Soares, Nunes, e Casa da Agricultura de Coronel Macedo, com a participação média de quinze produtores rurais. Década de 1980.

Promoção de Cursos de Aplicação de Defensivos Agrícolas a partir de 1971, nos bairros:Campos

Barreiro, Aleixo, Costas, Pico, Cerrado, Lajeado em 1966,1976,1978, e 1989 e Barra Grande 1979 (Coronel Macedo) e na sede em Coronel Macedo em 1985, média de quatorze agricultores.

Promoção de Três Cursos de Produção de Derivados Lácteos (queijos,iogurtes,manteiga, etc) em colaboração com o Ital-Campinas,-Dextru, em 1979,1980/ e 1981 com uma média de 15 produtores/criadores.

Promoção e organização de cursos de Produção Artesanal de Embutidos e Conservas de Carnes, em convenio Cati-Cecor-Ital, em 1977, 1978 e 1986, média de doze participantes.

Organização e promoção do Curso de Conservação de Peixes de Água Doce, em 1978, 1979 e 1985, em convenio Cati-Cecor-Ital,Campinas, com a participação média de doze produtores/as rurais.

Promoção do Curso Teórico-Prático de Produtores de Feijão do Bairro dos Costas, em promoção conjunta Casa da Agricultura-Agência Banco do Brasil, Avaré-Taquarituba, 1988, presentes doze produtores rurais mais famílias.

Curso para professoras Rurais do município, de Higiene-Alimentação, Pequenos socorros, Hortas Rurais caseiras, com a participação do Dextru-Cetate-Campinas, e seu Diretor de Ensino Rural eng. agro Tonan Kudo, de Campinas, em 1967, realizado no Centro Recreativo Taquaritubense.

Promoção de curso de Fruticultura de clima subtropical, (ameixa, maçãs, nectarinas e pessegueiros) palestras do Cetate-Campinas no Clube da Holambra II e excursões para Valinhos, Itupeva e Atibaia, de produtores da Holambra II(dois).com a participação de cinco produtores, da Cooperativa Holambra II,e três de Taquarituba. Década de 1970.

 Introduçãoda criação do bicho da seda em Taquarituba e da produção de Legumes e verduras (olericolas) que se espalharam por toda região até Capão Bonito, na região de Taquarituba. Foi criada uma distribuidora de legumes e verduras com venda de insumos para a capital, com compra e venda de hortigranjeiros durante a crise da cultura do feijoeiro a partir de 1984/85.

Um comentário:

  1. Amigo Norival,

    Acredito que faltou voce mencionar em suas contribuições para agricultura em nossa regiao, foi sua participação na introdução das culturas de inverno - trigo e ervilha, criando assim mais oportunidades aos agricultores, com receitas nas entresafras das lavouras das secas e das aguas.

    Tambem houveram outras contribuições efetivas como as palestras para incentivar a Plasticultura; o cultivo da amora para o Bicho da Seda e o plantio da mandioca que proporcionou condições da instalaçao de uma industria no muncipio...

    Abraços

    Miguel

    ResponderExcluir