sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Esporte Clube Beldará

No bar do “ Bertino” (na Rua Ataliba Leonel) foi criado em 1972 o Esporte Clube Beldará ao som do “Deus Dará” cantados por Moacir Gabriel, Miô Okamura, Zézinho da Incospel, Irineu Tomé, Salim “Mineiro” de Almeida, José Clóvis Benini, José Clóvis Fonseca, e Almeida“Galo”(figura popular na cidade).


O nome é uma corruptela de “beldarada”  e estreou no campeonato de futebol municipal em 1973. O primeiro presidente foi Moacir Gabriél. Em 1975 foi eleita a primeira diretoria, tendo como presidente, Moacir Gabriél; vice, Erso Dognani; Carlos Francisco dos Santos, o “Galo” secretário; “Miô” Okumura, segundo secretário; José Clovis Benini, tesoureiro geral; Clóvis Pinto da Fonseca, 1ºtesoureiro; Luiz de Oliveira, diretor esportivo; Antônio Gonçalves, diretor de futebol; Paulo Campos, diretor social; e o bel. Raul Fogaça, orador.
O primeiro campo de futebol foi construído provisoriamente na Chácara do Erso Dognani, na saída para Taguaí-Fartura onde foram disputados treinos e campeonatos, até mudar para o campo próprio.

Em 1976 o clube comprou uma área nas margens da represa próxima à SP-255 para ser sua sede social com quadra de esportes e local para  festas e outros eventos.
No final dos anos noventa foi vendida a sede de campo para a construção do estádio na saída da cidade para Coronel Macedo. Em 2005 o clube possuia uma área de 30 mil metros quadrados com instalações para as disputas de futebol e para os torcedores . O presidente em 2005 foi  Erso Dognani, e vice o engenheiro agrônomo Paulo Aparecido de Barros Ferreira.

O clube Beldará foi campeão municipal de Taquarituba em 1976, 86, 87, 96,97, campeão da cidade de Sarutaiá em 1992, de Itaí em 1987, 93, 96, de Coronel Macedo, em 1998 e campeão em Barão de Antonina em 1997.

4 comentários:

  1. Olá José! Gostei de seu blog! Continue atualizando-o e nos dandos boas informações.
    Grande abraço,

    ResponderExcluir
  2. Joguei neste time!

    França

    ResponderExcluir
  3. França,

    Se tiver alguma informação a mais sobre o time é só dizer que coloco no blog.

    ResponderExcluir