domingo, 9 de maio de 2010

Participação e atividades que desenvolvi ao longo da minha carreira


  • Curso para professoras Rurais do município, de Higiene-Alimentação, Pequenos socorros, Hortas Rurais caseiras, com a participação do Dextru-Cetate-Campinas, e seu Diretor de Ensino Rural eng.agro Tonan Kudo, de Campinas, em 1967, realizado no Centro Recreativo Taquaritubense.

  • Participação como representante técnico de São Paulo, e publicação “O feijão em São Paulo, nos Anais do 1º. Simpósio Brasileiro de feijão, realizado em Campinas -São Paulo, em 1972, publicação Dema-Vicosa.

  • Elaboração a apostila “Cultura de ervilha, em 1978 e 1979, editorada e publicada pela Dira de Sorocaba (tiragem limitada).

  • Promoção e organização do 6º. Ao 11º. Concurso Municipal “O melhor Produtor de milho de Taquarituba.1966/73, juntamente com a premiação e diplomação dos vencedores.

  • Promoção e organização da 6ª. a 11ª. Festa e Exposição do Milho, em 1972.

  • Promoção e Organização da 1ª. Festa do Feijão de Taquarituba-1975com coroação da Rainha da Festa do feijão, em 1975, junto com a Caixa Escolar do Grupo Escolar Julieta Trindade Evangelista.

  • Promoção da 1ª. e 2ª. Festa do Algodão com coroação da Rainha do Algodão, em 1972/73, em conjunto com a caixa escolar do Grupo Julieta Trindade Evangelista.

  • Promoção de Curso de Tratorista em 1974, na Casa da Agricultura, em conjunto com o setor de Juventude Rural- eng.agro.Tonan Kudo do Cetate-(Campinas)-Masey Ferguson, com a participação de 14 jovens do município.

  • Promoção de Cursos de Tratoristas de 1972 a 1975 nos bairros rurais dos: Aleixos, Baianos, Palmeiras,Soares, Nunes, e Casa da Agricultura de Coronel Macedo, com a participação média de quinze produtores rurais.

  • Promoção de Cursos de Aplicação de Defensivos Agrícolas, a partir de 1971, 1976, 1978 e 1989 nos bairros: Campos Barreiro, Aleixo, Costas, Pico, Cerrado, Lageado.

  • Promoção de Cursos de Aplicação de Defensivos Agrícolas em 1979 no bairro Barra Grande   e em 1985 na cidade de Coronel Macedo com uma média de quatorze agricultores participantes.

  • Promoção de Três Cursos de Produção de Derivados Lácteos (queijos, iogurtes, manteiga, etc) em colaboração com o Ital-Campinas-Dextru, em 1979,80/81 com uma média de 12 produtores/criadores participantes.

  • Promoção e organização de cursos de Produção Artesanal de Embutidos e Conservas de Carnes, em convênio Cati-Cecor-Ital, em 1977, 1978 e 1986, média de doze participantes.

  • Organização e promoção do Curso de Conservação de Peixes de Água Doce, em 1978, 1979 e 1985, em convênio Cati-Cecor-Ital,Campinas, com a participação média de doze produtores/as rurais.

  • Promoção do Curso Teórico-Prático de Produtores de Feijão do Bairro dos Costas, em promoção conjunta Casa da Agricultura-Agência Banco do Brasil, Avaré-Taquarituba, 1988, presentes doze produtores rurais mais famílias.

  • Promoção de Fruticultura de clima sub-tropical, (ameixa, maçãs, nectarinas e pessegueiros) palestras do Cetate-Campinas no Clube da Holanbra II e excursões de produtores da Holanbra II (distrito de Paranapanema) para Valinhos, Itupeva e Atibaia,  com a participação de cinco produtores, da Cooperativa e três produtores de Taquarituba. 

Um comentário:

  1. Sr. Norival, é com muita satisfação que lhe manifesto minha admiração por seu trabalho e nesse momento estou falando de tudo o que observei desde 1987 quando minha família instalou-se em Taquarituba. Lá iniciei minha vida profissional e apesar de estar no comércio nunca tivemos a oportunidade de interagir tanto quanto eu gostaria. Mesmo assim, fica aqui meu registro, e meu voto de longeva atividade e agradecimento pelos registros aqui encontrados. Meu sogro, Paulo de Campos, conhecido por Paulo Zuza (Padaria do Zuza) é um homem de muitas história e um apreciador de nossa cultura. Com seu jeito simples e franco me ensinou muitas coisas, sobretudo o respeito pela nossa terra. Faço questão de acompanhá-lo ao sítio nem que seja pra comprar queijos, porque sempre haverá um conto durante a ida e a volta. Meu filho e minha filha que nos acompanham absorvem esses sentimentos. Agora na cidade grande, estamos em Curitiba praticamente desde 2003 tudo o que deixamos na distância faz muita falta. Por tudo isso obrigado. Que Deus lhe abençoe e proteja!

    ResponderExcluir