quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Loja Maçônica “Concórdia Fraterna”

A maçonaria que é uma entidade de origem francesa fundada em 24 de junho de 1717, e no município de Taquarituba foi fundada em 1985, por Antônio de Oliveira (Toninho do Cartório), José Ozório Gomes, Gilberto Zanuchi, Rafael Chamorro Pereira, Carlos Aparecido de Campos e José Luiz Cláudio.
O primeiro presidente foi o venerável Gilberto Zanuchi, seguido de Rafael Chamorro, depois Jose Ozório Gomes (advogado), e em 2004 Cláudio Bonan Nunes (advogado).
Dentre os veneráveis / presidentes da Loja mencionamos também: Antonio de Oliveira,Valdonier Barbosa, Augusto Javara, Joel Aparecido Sales, Miguel Farah, Antonio Baptista Tenca... e, atualmente,  Eduardo Veiga é o venerável presidente.
Durante seis anos, de 1987 a 2003, a entidade foi mantenedora do Asilo São Vicente de Paula, da Vila São Vicente. Em 2005 fornecia a sopa dos pobres aos carentes todas quartas feiras nas instalações da Casa do Espírita, na Av. 9 de Julho.
Em 2005 tinha 35 participantes e seu venerável presidente era o engenheiro civil Luciano Zanforlin.

A sede da maçonaria é na Rua Joaquim Gabriel 185. Antonio de Oliveira foi um dos baluartes na inciativa para a construção do Templo.

4 comentários:

  1. Bom dia Sr. Norival. Que bom podermos contar com a sua sabedoria mostrando a nossa História. Um forte abraço meu e de meu pai. Rafael Chamorro Filho

    ResponderExcluir
  2. Benedicite! Pax et Bonum! Sou Monge e sou Maçom também, fiquei muito feliz em poder ler um pouco desta Loj.'. pois se todos soubessem o significado da Maç.'. não falariam mal e nem julgariam como tantos irmãos que não conhecem a Luz.'. Desde já agradeço ao senhor por este Blog e deixo os meus sinceros votos de parabéns, pois é um excelente trabalho o que o senhor fez, e está fazendo ao divulgar essa excelente entidade Filosófica e Filantrópica... Meus sinceros cumprimentos e que o G.'. A.'. D.'. U.'. sempre o Ilumine e o guarde! T.'. F.'. A.'.

    Ir. _ _ _ _ O. Cist

    ResponderExcluir
  3. É bom que o senhor não deixa a história de nossa cidade apagar, mas é doloroso ver que a Loja Maçônica Concórdia Fraterna deixou passar em branco o aniversário de 25 anos ocorrido no último dia 22 de maio de 2.010. É uma pena para uma Loja que tem tanto destaque na cidade.
    Obrigado por lembrar de meu pai.
    Mauricio

    ResponderExcluir
  4. A todos os Ir.'. da A.'.R.'. L.'. Concórdia Fraterna de Taquarituba
    T.'. F.'. A.'.
    que o G.'. A.'. D.'. U.'. cubra com seu manto sagrado.

    ResponderExcluir