segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Escola Estadual José Penna

Primeiro ginásio estadual do município, foi criado em primeiro de outubro de 1957, pela lei estadual 4205, pelo deputado estadual Roberto C. de Abreu Sodré, sancionada e construída pelo governador Jânio Quadros. Funcionava na rua Floriano Peixoto 989 e seu primeiro diretor foi Osvaldo B. Contruccci. Começou a funcionar em 4 de Fevereiro de 1958  com 74 alunos no exame de admissão, sendo 62 aprovados.  Consuelo Gonçalves foi responsável pela aula inaugural.
Na década de sessenta foi diretor da escola o professor e depois advogado José Carvalho.
O Ginásio Estadual José Penna foi um dos primeiros ginásios da região. No ano de 1963 foi criada e formalizada a 1ª. Feira de Ciências de Taquarituba pelo prof. Guido Dias de Almeida, e, em 1964, a 2ª Feira. Foi a primeira escola estadual a usar deste método de ensino no curso de Ciências no Estado de São Paulo e que depois se espalhou por todo o Brasil. O diretor da Escola era o professor José Pires de Carvalho que incentivou e possibilitou estas atividades.
A diretora em 2005 era a prof. Cristina Zacaro Corvileo. Neste ano a escola contava com  1.228 alunos, em 33 classes, sendo 18 classes do Ensino Médio.
Em 1963 a escola passou a funcionar num prédio novo rua Cel. João Quintino 513 .
Atualmente Escola Estadual José Penna está localizada na Rua 24 de Dezembro 559.

2 comentários:

  1. EU, ELIO MARAIA, ESTUDEI DESDE 1957 ATÉ 1967 NO ANTIGO PRÉDIO, FUI ALUNO DO PROF. GUIDO - PROF. VIRGINIA - PROF. DIMAS - ETC...PARTICIPEI DA 1º FEIRA FEIRA DE CIENCIAS QUE HOUVE NA AAT (CLUBE DE CIMA) NASCI EM TAQUARITUBA HOJE MORO EM SÃO PAULO DESDE O ANO DE 1970 - TRABALHEI NO BANCO MERCANTIL (GERENTE ZAFALON) MOTA - ZÉ MÁRIO - RUBINHO - SERGIO LARA...ETC...GRANDES AMIGOS. UM ARABÇO A TODOS....

    ResponderExcluir
  2. Foi importante para mim receber um comentário do descendente de vereador da primeira Câmara Municipal de Taquarituba e primeiro presidente.

    Obrigado.
    José Norival

    ResponderExcluir