segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Fazenda de Milho Híbrido Ataliba Leonel

 A Fazenda dos Vecchi estava localizada entre Piraju e Cerqueira César no município de Manduri. Seu proprierário, o espanhol Virgilio Vecchi,  foi exilado por Getúlio Vargas durante a II Grande Guerra e morreu na Espanha. Ele produzia café e cereais com trabalhadores rurais que moravam nas casa de alvenaria de sua propriedade. Esses trabalhadores tinham um bom nível de vida porque eram bem remunerados pelo seu trabalho. Essas informações foram coletadas com um descendente de espanhol que morou na fazenda Santo Antonio, atual Fazenda de Milho Híbrido Ataliba Leonel. No site da Cati consta que a fazenda pertencia à Nhonhô Braga, coronel de Piraju.

A fazenda, após a guerra, foi desapropriada pelo governo federal e cedida ao estado de São  Paulo. Tornou-se então a Fazenda de Milho Hibrido “Ataliba Leonel”, alocada no Departamento de Sementes e Mudas da Secretaria da Agricultura, que produz e fornece várias sementes básicas aos Postos de Sementes para boa parte do Estado de São Paulo. Portanto, ela é um pólo multiplicador de sementes básicas originadas do Instituto Agrônomico de Campinas, além de testar variedades e espécies originadas de estações experimentais das várias regiões do Brasil. As variedades produzidas são enviadas aos Postos de Sementes de São Paulo para serem novamente multiplicadas e enviadas às casas da agricultura. Também faz experimentos regionais de variedades de sementes básicas fornecendo-as para o governo federal.

Toda as sementes que a Casa de Agricultura de Taquarituba recebia do Posto de Sementes de Avaré era originária das sementes básicas produzidas na Fazenda de Milho Híbrido Ataliba Leonel.
Veja o site da Fazenda em http://www.cati.sp.gov.br/Cati/_produtos/SementesMudas/unidadesDSMM/ataliba/ataliba.php




Nenhum comentário:

Postar um comentário