terça-feira, 17 de novembro de 2009

Plantio de mudas na mata do Eugênio

Plantio de mudas na Mata do Eugênio, 1993 (?)


Vista da Mata do Eugênio, imagem cedida por Hilton Camargo, 2010.
A primeira foto registra o Plantio de árvores na área desmatada na administração do Dr. Arnon Firmo de Mello (no 2o.mandato - 1993-1995). Esta área foi desmatada para a retirada de terra que foi usada para fazer as margens do Lago que foi posteriormente denominado "Arnon F. de Mello". Na época a Promotoria, motivada por um gupo de jovens da Escola José Penna, obrigou a Prefeitura a repor as árvores na área desmatada. As mudas das árvores nativas foram cedidas pelo engenheiro agrônomo do Horto Florestal de Avaré, Hideio Aoki, a pedido da Casa da Agricultura de Taquarituba. O solo, antes do plantio das mudas, recebeu calagem e adubação.
O plantio foi orientado por mim quando eu era chefe da Casa da Agricultura.  Na foto estão presentes: o vice prefeito, Laércio Pinto Gonçalves, segundo da esquerda para a direita;  o engenheiro civil  da Prefeitura Bortóti, (o segundo da direita para a esquerda). As árvores plantadas se desenvolveram e refizeram um bosque, semelhante ao original, após cinco anos.
Na segunda foto, registra aproximadamente 7 (sete) anos depois, vemos a mesma mata a partir do outro lado da rodovia Taquarituba - Coronel Macedo. É possível perceber que ocorreu a recuperação da mata e que no Plano Diretor do município de 2006 consta que uma das estratégias para a sustentação do Plano de Turismo do município é a criação do Horto Florestal na Mata do Eugênio. (Mais informações em: http://www.taquarituba.sp.gov.br/leis/pdf/LC_049_06_PLANO_DIRETOR.pdf )

Nenhum comentário:

Postar um comentário