quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Escritório de Planejamento Agropecuário Taquarituba

No final dos anos sessenta os bancos particulares e oficiais iniciaram a contratação de engenheiros agronomos e veterinários para realizar projetos agropecuários com assistência técnica por imposição de normas oficiais de crédito rural.

É nesse contexto que, em 1974, o engenheiro agrônomo Constant Pavan Jr. (conhecido pelo apelido de Xito)  fundou o "Escritorio de Planejamento Agropecuário Taquarituba" com sede na esquina da Ataliba Leonel com a rua Benjamiim Constant, para atender os agricultores interessados em planejar suas atividades e que não eram atendidos pelos departamentos técnicos dos bancos .

O escritório funcionou fazendo vários creditos planejados, contando com a assessoria técnica do engenheiro agrônomo da Casa da Lavoura(Agricultura) e depois de um ano foi fechado por alterações na concessão do crédito rural.

Em 1981, outros escritórios de planejamento e assistência técnica foram criados articulados às novas exigências do Banco Central para o crédito agrícola orientado. Entre eles o Escritório de Planejamento Agropecuário. Além disso, os bancos criaram departamentos agropecuários de planejamento e assistência técnica, entre eles: Banco Nossa Caixa, Nosso Banco e o Banespa. A partir de então, o Banespa e a Nossa Caixa eram parceiros da Casa da Agricultura. Contavam, portanto, com a orientação e planejamento para a realização de projetos agropecuários no financiamento agrícola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário