quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Folder de divulgação do feijão Carioca ( o carioquinha)


Folder de divulgação do lançamento da variedade Carioca de feijão pela Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, 1972. Distribuído pelas Casas de Agricultura dos municípios do Estado de São Paulo.

 Roland Hopman, em e-mail de 29/9/09,  lembrou que uma das variedades mais vendidas pela Casa da Agricultura  de Taquarituba era a variedade  BICO DE OURO, as vezes vendia-se o Rosinha, e o Jalo, originados do Posto de Sementes de Avaré.
Após os anos setenta vendeu-se também o Pintado, e, após os anos oitenta, o Carioca 80, IAC-Carioca e o Piatã.
A semente de feijão mais vendida pela Casa da Lavoura(da Agricultura) na década de 1970 (entre 70-73) foi a variedade Bico de Ouro, seguida da rosinha e Jalo. Eram fornecidas pelo Posto de Sementes de Avaré, cujo chefe era o eng. agro. Mário Amorim. No processo de introdução da variedade Carioquinha, em 1972/73, a venda das sementes aconteceu  em pequena quantidade no 1o. ano, mas no terceiro ano ela já era a principal variedade vendida. Nenhum produtor queria mais as outras variedades, devido a alta produtividade do Carioca, e resistência às doenças da variedade, comparadas com outras da época(B.ouro, rosinha,etc.). Foram as primeiras vendas comerciais da variedade no Brasil e nas Américas.

Para introdução do cultivar no mercado  a Secretaria da Agricultura e a Associação dos Supermercados de São Paulo(Pão de Açúcar, Eletro Radiobras, Sé, etc.) montaram barracas de degustação de feijão carioquinha nos Supermercados, distribuiram o folder com receitas como feijoada, o tutu, e o virado de feijão usando carioquinha, servindo para a introdução mais rápida do cultivar ou variedade. O lançamento da variedade, que tornou-se internacional, foi um modelo dos trabalhos de "marketing" de alimento util às populações e que deveria ter sido feito quando lançaram o Carioca Oitenta(80), Pérola  e outros que têm qualidades nutricionais muito melhores que o carioca original (com proteína e quallidades nutricionais exelentes) quando comparadas ao carioquinha original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário