sexta-feira, 26 de junho de 2009

Análise dos dados socieconômicos do município de Taquarituba - Parte A


O instituto de pesquisa IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e a Fundação SEADE(Sistema Estadual de Análise de Dados) disponibilizam em seus sites dados estatísticos sobre os municípios brasileiros.
Selecionei e agrupei diversos dados sócio-econômicos referentes ao município de Taquarituba e da região para criar tabelas e gráficos que favorecessem uma análise comparativa de aspectos socioeconômicos do município.
A análise desses dados sócio-econômicos do município de Taquarituba é fundamental para se compreender seu crescimento econômico, a distribuição da terra, a população, as classes de renda, a escolaridade. Além disso, a análise desses dados é importante para o planejamento de ações administrativas futuras.
Diversos parâmetros estatísticos são apresentados para análise comparativa da evolução populacional do município de 1940 a 2004. No ano de 2005 há somente a estimativa de população total que é de 24.140 habitantes. No gráfico acima (Gráfico 1 - Dados populacionais: urbanos, rurais e totais – Taquarituba,SP (1940-2004) nota-se que o aumento da população do município foi notável para um município que depende da agricultura para crescer e se desenvolver e que não foram comuns as migrações como ocorreram em outros locais.
É possível observar também que a população rural foi para a cidade na década de 1970 e pode–se também explicar o aumento populacional na década de sessenta pela migração de outros municípios do estado de São Paulo para Taquarituba.
Essa migração populacional foi evidenciada na década de sessenta pelo aumento populacional de 6,04%, muito acima da taxa média de crescimento 2,16% das sete décadas anteriores, balizando que não foi somente o decréscimo da população rural que concorreu para o aumento da população urbana no município, mas provavelmente esse processo migratório de outros municípios.









Nenhum comentário:

Postar um comentário