segunda-feira, 4 de maio de 2009

Taquarituba: anotações sobre a administração pública (2000-2008)

Para a gestão da prefeitura municipal de 2001-2004 foram reeleitos Miderson Z. Milleo e Dirceu Vaz.
Foram vereadores e diretores da Câmara Municipal no biênio 2001/02 os senhores(as): Pres. Elizabeth de Souza Milleo (PDT), Vice pres. Antônio Lázaro Guarino(PL), 1º secretário Aparecido Donizeti Ribeiro(PP), 2ºsecretário Moacir Rodrigues de Almeida(PMDB), Abel de Almeida(PFL), Aguinaldo Pereira da Silva(PP), Carlos Eduardo da Silva Machado(PTB),Jaime Cardoso da Silva(PMDB), José da Costa(PL), Laércio Pinto Gonçalves(PL), Luiz Gabriel dos Santos(PFL), Moacir Rodrigues de Almeida(PMDB), Ronaldo Carlos Benini(PTB), Sérgio Rolim (PTB), Vagno Aparecido Costa(PTB).
Em 2003-04 foram diretores da Câmara: Presidente Ronaldo Carlos Benini(PSDB), Vice presidente Carlos Eduardo da Silva Machado(PTB), 1º secretário, José Aparecido Veiga(PSB) e 2o secretário Vagno Aparecido da Costa (PTB).
No ano de 2003 faleceu o vereador Aguinaldo Pereira da Silva (PP), assumindo o suplente Luiz Balduino da Rocha(PP), continuando vereadores: Abel de Almeida (PFL), Antônio Lázaro Guarino(PL), Aparecido Donizéti Gabriel(PP), Carlos Eduardo Machado (PTB), Elizabeth de Souza N.Milléo(PDT), Jaime Cardoso da Silva(PMDB), José Aparecido Veiga (PSB), José da Costa(PL), Laércio Pinto Gonçalves(PL), Luis Gabriel dos Santos(PFL), Moacir Rodrigues de Almeida (PMDB), Ronaldo Carlos Benini (PSDB), Sérgio Rolim (PMDB), Vagno Aparecido Costa (PTB). Na gestão 2003/04, fizeram parte da mesa diretora os vereadores: Ronaldo Carlos Benini(PSDB), Carlos Eduardo da Silva Machado(PTB).
Nas duas gestões foram construídos, em convênio com o estado: o “Ginásio de Esportes Mininico”, na Praça João Clímaco de Oliveira no centro da cidade; na Avenida Cel. João Quintino abaixo do Fórum, o "Centro de Convenções e Lazer Lourenço Custódio" e a realocação do Colégio Julieta Trindade Evangelista no bairro Novo Centro e o Centro Educacional Paula Souza foi instalado no prédio onde funcionou a Escola Estadual José Penna na Rua Floriano Peixoto 898.
As obras da administração Miderson Milleo-Dirceu Vaz, no período de oito anos foram, segundo “Relatório das obras da gestão da Prefeitura municipal”(2004): Programa “Melhor Caminho” com a construção de seis pontes metálicas nos bairros, abastecedouro comunitário e conservadores de leite nos bairros Muniz e Córrego da Capela, patrulha rodoviária para melhorar estradas rurais, Patrulha agrícola com trator e equipamentos para o uso do pequeno produtor para Plantio Direto, implantação de três micro bacias hidrográficas, abastecedouro e banheiros comunitários no bairro do Muniz, Balcão de negócios(agrícolas),criação do Núcleo de Proteção Ambiental e do PMDLIS(Programa Municipal de Desenvolvimento Municipal Local, Integrado e Sustentável), plantio de árvores na mata ciliar dos ribeirões das Micro bacias e no ribeirão do Lageado que corta a cidade, todos em convênio com a Secretaria da Agricultura. Foi feito também o re-asfaltamento de dez quilômetros da estrada para os bairros Soares-Medonho, criação do projeto Lixo Solidário, construção do Centro Esportivo “Ico Rodrigues”, construção do campo de futebol ao lado do Centro, campo de bocha e quadra de tênis ao lado do Centro Esportivo, Centro Cultural ao lado do Centro, Ginásio de Esportes “Meninico”, e prédio da Secretaria da Educação na Praça João Climaco de Oliveira, número 190, reforma do prédio do “EMEI” do Parque São Roque, reforma do prédio da escola da Vila São Vicente, Centro de Geração de Rendas Prodec(Programa de Desenvolvimento Comunitário), padaria artesanal, construção de trinta casas pelo sistema de mutirão, doação de quarenta casas a famílias carentes, coleta seletiva de lixo, instalação no bairro Pascoale de creche para atender 200 crianças, Programa de desenvolvimento comunitário no Parque São Roque, implantação de quatro equipes de médico da família no Parque São Roque para atender aos moradores dos bairros Aleixo,Barreiro, Pedregulho e Vila Ouro Branco. Desenvolvimento de programas de saúde e vigilância epidemiológica, asfaltamento de quatro bairros com usina de asfalto própria e guias de sarjeta nos novos bairros, implantação da Avenida Mario Covas, canalização do ribeirão do Lageado, asfaltamento gratuito de varias ruas em bairros de baixa renda, convênio para a construção da lagoa de tratamento de esgoto pela Sabesp(após trinta anos) e compra de 4,84 hectares para doação para empresas aumentando o Distrito Industrial.Também foi adquirida a gleba de terras no bairro Lageado, na saída para Coronel Macedo, para a realização da Facita(Feira Agropecuária e Comercial de Taquarituba)que antes era montada em áreas cedidas por colaboradores.
Na eleição de 2004, foi eleito prefeito Itavico Dognani(PSDB) e vice Abel de Almeida(PFL) tomando posse em 2005. O prefeito é produtor rural, rotariano e presidente licenciado da Coreata (Cooperativa Regional Agropecuária de Taquarituba) e o vice-prefeito Abél de Almeida é agricultor, comerciante e agro-industrial(laticínios e cerâmica).
A Câmara Municipal, situada na Rua Dr. Ataliba Leonel 445, elegeu a mesa diretora para a gestão 2005-2006 ficando assim constituída: Pres. Elizabete de Souza Milleo(PDT), vice pres. Jaime Cardoso da Silva,(PMDB), 1ºsecretário Dirceu Vaz(PSDB), 2º secretário Luis Carlos Monteiro Gomes(PFL). Além da mesa diretora são vereadores: Anizio Gobbo(PSDB),delegado e bel.João Luiz de Almeida(PT),Carlos Eduardo da Silva Machado(PTB), José Aparecido Veiga(PSB) e Paulo Sérgio da Silva(PL).
Em 2005 a Câmara municipal funcionava na Rua Dr. Ataliba Leonel 445. O assessor jurídico da Prefeitura era o bel. José Benedito Rodrigues, filho do primeiro prefeito do município de Taquarituba.
Em 25 de março de 2006 o cidadão taquaritubense Sérgio Siciliano, ex-vereador Arena, e assessor do Governador Dr. Geraldo Alckimin, foi agraciado pela Câmara Municipal com o título de “Gratidão Coletiva” pelos serviços políticos administrativos prestados à coletividade taquaritubense.
A atual sede da Câmara Municipal Jaime Cardoso da Silva está situada na rua Joel Gomes n° 09 no bairro “Novo Centro”. Ela foi inaugurada em 29 de dezembro de 2008.


Veja algumas das imagens do município no site http://www.taquarituba.sp.gov.br/historico/historico.html .

2 comentários:

  1. fiquei muito feliz em ver a historia de Taquarituba ser resgatada de uma forma detalhada e bonita com fotos e dizeres maravilhosos.
    Parabéns, seu Norival pelo excelente trabalho.
    Zé Veiga

    ResponderExcluir