segunda-feira, 16 de março de 2009

COREATA (Cooperativa Regional Agrícola de Taquarituba)

A cooperativa formalizada em 1978, com as instalações na Vila São Vicente, no ano de 2004 vendeu sua área e as instalações e comprou o terreno, os silos e armazéns da Ceagesp. A cooperativa construiu escritórios e novas instalações ao lado dos silos, para abrigar os funcionários e controlar as produções dos associados. A Coreata já teve mais de mil associados e atualmente tem ao redor de quatrocentos nos municípios de Taquarituba, Itaí, Coronel Macedo, Itaberá e outros municípios.
Foram presidentes da Coreata os associados: engenheiro agrônomo Constante Pavan Jr de 1979-85, dr. Arnon de Mello de 1986-87, Abel de Almeida de 1987-88, dr. Nelson Pavan de 1989-90, Pedro de Almeida de 1990-91, Itavico Dognani de 1992-2003 e o engenheiro agrônomo Valentim Righetto Junior de 2004 até 2006.
Em 2004, a cooperativa comprou armazéns num ramal da estrada de ferro e construiu instalações em Avaré, para vender e receber insumos e vender mercadorias de seus associados.
A Coreata (Cooperativa regional agropecuária de Taquarituba) possui um departamento de assistência técnica que assiste tecnicamente aos agricultores com três agrônomos e pecuaristas com um veterinário. Este departamento foi criado em l986 pela diretoria da qual fazia parte o cooperado Airton Ariquita. O Departamento procurava dar apoio técnico aos cooperados e realizar projetos de crédito orientado financiado pelo Banco do Brasil s.a.. Em 2005/6 tinha cinco engenheiros agrônomos e um veterinário.
O prof. economista dr. Carlos Cassarro da FGV, deu um curso em 1985/86, na sede da Cooperativa que motivou a reorganização da cooperativa. Foi um curso de Administração e Gerenciamento de Cooperativas Agrícolas realizado na Cooperativa Agropecuária de Taquarituba para gerentes e administradores de cooperativas da região de: Avaré, Itai, Paranapanema (Holanbra), Itapeva, Taquarituba, Barão de Antonina, e Itararé. Compareceram 18 administradores/gerentes de cooperativas.
A incorporação do capital, de bens dos sócios bem como o  passivo da Coreata pela Capal (Cooperativa Agroindustrial) ocorreu em 30 de Junho de 2009. Antes da incorporação pela Capal, os Armazéns e silos da Ceagesp-Taquarituba, foram adquiridos pela Coreata, por $910.000,00, que seria pago em parcelas, além de um terminal ferroviário em Avaré, pertencente a Coreata. Antes da mudança, o terreno e os bens móveis e imóveis, depósito, sala de vendas, centro administrativo, auditório, secadores da Coreata na vila São Vicente, e os outros bens foram vendidos a um firma industrial da cidade.
A Capal, após a incorporação da Coreata, nomeou como gerente Eliel Magalhães Leandro, (30/6/09) e ele informou que atende os sócios agricultores, atuando em Arapoti, Wenceslau Braz, Taquarituba, Itaí, Itaberá, Coronel Macedo, Fartura, Cerqueira César, Avaré.

A compra da Coreata pela Capal encerrou um ciclo de agricultura no município que caracterizava-se pela condução familiar de sítios, fazendas e firmas. As atividades agropecuárias foram profissionalizadas.
A sede da Capal é em Arapoti, atua em 16 municípios no Paraná e quinze municípios do sudoeste do estado de São Paulo.


COREATA - sua sede localiza-se nas margens da rodovia SP-249, entroncamento com a estrada que vai à Fartura, na entrada da cidade de Taquarituba.
CAPAL -  Rua Saladino de Castro, 1375. Apoti, Pr. Fone (43)3557-1633

Nenhum comentário:

Postar um comentário