segunda-feira, 9 de março de 2009

Cooperativa Central de Campinas

A instalação do escritório da cooperativa central de Campinas na Vila São Vicente, à Rua Joaquim Mendes 716, iniciou-se no final dos anos setenta, graças aos esforços de Nicanor Camargo e de um sócio da Cooperativa Central de Campinas, o engenheiro agrônomo João Gilberto Maia. A cooperativa comprou na Vila São Vicente uma área de 10.000 m2., abrindo um escritório para compras de algodão e revenda de insumos agropecuários e tornou-se importante regulador de preços de compra e venda de produtos agropecuários.
A transformação do escritório de revenda em cooperativa singular aconteceu graças a intervenção do então prefeito Arnon de Mello e do advogado Jayme Gomes junto ao dr. Antônio Rodrigues presidente da Femecap (Federação Meridional de Cooperativas Agrícolas de Campinas).
Após reunião em Campinas na sede da Femecap, convocou-se uma reunião no Centro Recreativo Taquaritubense, no final dos anos setenta, onde foi realizada uma assembléia de formação de Cooperativa singular.
Após reunião dos associados em 1978, a área cooperativa central de Campinas e seus bens foram transferidos aos sócios agricultores, participantes da Assembléia que fundaram a “Coreata”: Cooperativa Regional Agropecuária de Taquarituba.
A cooperativa em 2004 vendeu a área e as instalações, comprou o terreno e os silos e armazéns da Ceagesp e construiu escritórios e novas instalações para ao lado dos silos e armazéns para abrigar os funcionários e produções dos associados.
A Coreata já teve mais de mil associados e atualmente tem ao redor de quatrocentos nos municípios de Taquarituba, Itai, Coronel Macedo,Itaberá e outros municípios.
Foram presidentes da Coreata os associados: engenheiro agrônomo Constante Pavan Jr, Pedro de Almeida, dr. Nelson Pavan, Itavico Dognani. Em 2005 foi eleito como presidente o engenheiro agrônomo Valentim Righeto Junior.
A cooperativa mantém um escritório de assistência técnica, com três agrônomos e um veterinário para assistir tecnicamente aos sócios e fazer projetos técnicos para financiamentos agropecuários.

4 comentários:

  1. Boa tarde preciso fazer uma pesquisa de mercado com engenheiros agronomos, a idéia é lançar um novo produto para este publico em relaçao a analise laboratorial e emissoes de receitas agronomicas. Sou uma empresária residente na cidade de Campinas.

    Aguardo breve retorno
    novosnegocios@markacriativa.com.br

    ResponderExcluir
  2. boa tarde
    Preciso de contatos de engenheiros agronomos para realizar uma breve pesquisa sobre um novo produto para os mesmos, afim de, tornar alguns procedimentos mais praticos. Aguardo

    ResponderExcluir
  3. Marka,

    Entre em contato com a Cooperativa, cujo novo nome desconheço, pelo telefone (14) 37621580

    ResponderExcluir
  4. eu conheco muito afamilia gobbo entao posso dizer que sao muito gente boa

    ResponderExcluir