quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Fanfarra municipal Maestro Exedil Magnani Filho

As fanfarras escolares existiram no município desde os anos sessenta, ligados aos colégios, ginásios e escolas estaduais, funcionavam com instrumentos pertencentes a estas escolas, ou doados pela comunidade. Elas desfilavam nas datas magnas da pátria e nas datas comemorativas da cidade. Geralmente eram comandadas pelos professores de educação física e diretores das escolas em desfiles pela cidade.
Na administração do Arnon Firmo de Mello (1993/96) com o patrocínio da" Fundação Banco do Brasil" e da Prefeitura Municipal foi criada a Fanfarra municipal, que foi comandada pelo maestro Exedil Magnani Filho(funcionário do mesmo Banco do Brasil) que teve morte acidental no final dos anos noventa.
Devido ao interesse e ao empenho do maestro Exedil Magnani a fanfarra recebeu seu nome: "Fanfarra Municipal Exedil Magnani Filho” de Taquarituba.
A princípio, a fanfarra municipal tinha de trinta a trinta e dois participantes, com os instrumentos musicais adquiridos pela Fundação Banco do Brasil e os uniformes comprados pela Prefeitura Municipal. Seus ensaios eram semanais. Participou do Concurso Estadual de Fanfarras em 1995 e ficou entre as três primeiras classificadas, além de participar das festas municipais regionais com grande sucesso. Desde julho de 1995, a maestrina Maria Jose Mazzeto, professora de Música formada pelo Conservatório de Tatuí e Faculdade de Música de Bauru, passou a reger a fanfarra.

2 comentários:

  1. Parabens pelo trabalho Norival!
    O nome do maestro era Exedil e não Exidil...mas todos confundem mesmo.
    Lindo trabalho!
    Hoje temos a Banda Municipal que começou o trabalho há 18 meses e abriu horizontes dentro dos acordes musicais.
    Um trabalho infinito...que faremos enquanto Deus permitir

    ResponderExcluir
  2. eu tenho muito orgulho de ver um trabalho como esse seu norival pois eu fui estrumentista do exedil no começo e tivemos muitas historias juntos pois ele tambem comandava a fanfarra interescolar de ipáussu onde participamos juntos eu mais um amigo que DEUS levou para junto de si que era fabio roberto breda.......saudades é só oque nos resta mais isso faz bem.......obrigado..

    cristiano p granziero

    ResponderExcluir