quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Ginásio Estadual José Penna

Localizada na Rua 24 de Dezembro 513, foi criado em primeiro de Outubro de 1957, pela lei estadual 4205 pelo deputado estadual Roberto Costa de Abreu Sodré, sancionada e construída pelo governador Jânio Quadros, ficava na rua Floriano Peixoto 989,(em 2004/5 passou a se chamar Escola Bernadete )e seu primeiro diretor foi Osvaldo B. Contruccci. Começou a funcionar em 4 de Fevereiro de 1958, iniciando com 74 alunos na admissão, sendo 62 aprovados, na Av.Cel. João Quintino. A primeira aula foi realizada em 24 de fevereiro de 1962 por Guido Dias de Almeida e Consuelo Gonçalves.
O Ginásio Estadual José Penna foi um dos primeiros, senão o primeiro ginásio do Estado de São Paulo, a ter uma Feira de Ciências - a 1a. e 2a. Feira de Ciências - realizada em 1963 a 1968 em Taquarituba, promovida e criada pelo prof. Guido Dias de Almeida, para ensinar e estimular os alunos com talento e criatividade. A feira funcionou até a 5ª. edição.
No ano de 1964 foi criado o Curso Noturno. Em 1964, Ademar de Barros denomina a Escola Normal e Ginásio Estadual José Penna. Teve os cursos de aplicação para formação de professores, curso científico para preparação de vestibulares.
Segundo Tereza C.Z. Covielo(diretora da escola em 2005) havia um total de 16 classes com 538 alunos matriculados do Ciclo II, 468 no ensino médio, em 13 classes, 243 no presencial, em 07 classes, e fica atualmente à Rua 24 de dezembro 559,com um total de 1229 alunos, matriculados.
Foram diretores Osvaldo B.Contrucci, Eugênio Cleto da Silva, José Pires de Carvalho, Guido Dias de Almeida, José Vasques Ferri, Otávio Ferrari, Antonio Cardoso, Virginia Otilia Mascarenhas de Moraes, Alice Barboza Spinosa. Citamos alguns outros professores que foram lembrados pela profa. Giselle, filha de Maria Ester e João Rodrigues de Almeida: Luiz Bragança, Reinaldo, Maria Emília e Marta. Inspetores de alunos foram: Jordão de Oliveira e João Luizon.
Nos anos oitenta a escola manteve uma Fanfarra, que foi finalista no Concurso Estadual de Fanfarras Escolares do Estado de São Paulo.

Um comentário:

  1. Nossa...falar dessa escola muito me emociona, pois foi onde eu e meus irmãos estudamos, minha mãe se aposentou como assistente de Diretor, foi a 1ª escola onde lecionei, enfim....a minha escola. Trabalhei nesta querida escola por 12 anos e em 2000 ingressei no concurso público como professora efetiva , mas na EE Profº. Guido Dias de Almeida onde atuo até hoje e se Deus assim permitir é onde ficarei até me aposentar, pois tornou -se hoje a minha segunda escola. É muita emoção lembrar da Escola José Penna...tantas pessoas...Maria Esther minha mãe, Bernadete Gomes, Sr. Jordão,Sr. João Luizon, Luiz Bragança, Reinaldo, Maria Emilia, Marta... entre outros...Mas vale a pena lembrar...tempos bons.
    Parabéns Junior pela oportunidade de compartilharmos nossos sentimentos e emoções.
    Profª Giselle

    ResponderExcluir