segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Cursos agropecuários para juventude dos bairros rurais dos Soares e dos Nunes

Em Junho de 1972, foi promovido pelo engenheiro agrônomo José Norival com participação dos voluntários holandeses três cursos de técnicas agro-pecuárias para jovens agricultores nos bairros rurais dos Soares e Nunes localizados em Taquarituba. A parte teórica desses cursos foi realizada na Igreja localizada no bairro dos Nunes e a parte prática foi realizada na propriedade rural do João Soares.
Os cursos realizados foram: Culinária, higiene e corte e costura; Conservação do solo, adubação e de controle de pragas de algodão; Técnica de vacinação e profilaxia de doenças dos animais.
Os voluntários holandeses - Roland C. Hopman, Femme Davis, Gerard Lutiwold, Henri Genet e Marita C. Veening – participaram deste curso na organização e no treinamento de vacinação dos animais assim como no treinamento de técnicas de conservação do solo e economia doméstica.
Participaram desses cursos 18 jovens do bairro Soares /Nunes - dez agricultores e oito agricultoras.
Um dos instrutores, o médico veterinário Zomar Alves de Avaré, treinou a técnica de vacinação e profilaxia de diversas doenças dos animais com valor econômico.
Para divulgar e treinar técnicas de conservação do solo e manejo de pragas e doenças de culturas foram feitas projeções de filmes e diafilmes em perua especial da DIRA de Sorocaba.
A representante da prefeitura de Taquarituba nesse trabalho foi Ana Maria Bueno. Ela também participou do planejamento e execuçao do curso.
Marita Jansen voltou para a Holanda em 1975, mas retornou várias vezes à Taquarituba para visitar seus amigos e amigas e Roland C. Hopman após formar-se engenheiro agrônomo voltou ao Brasil. Atualmente trabalha e mora em São Paulo, como engenheiro agrônomo da Hopman & Associados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário